terça-feira, 5 de junho de 2012

curiosidades

Serpentina 
É a peça por onde circula o destilado alcoólico, ou seja, a cachaça.
.
Tina de serpentina
É um recipiente que contem água que a qual resfria a serpentina.


Fornalha
 É a construção de tijolos e barro, para sustentar o alambique e fazer o fogo, que  o aquecerá , para produzir a destilação.   O alambique fica acoplado e é nesse que se põe a garapa(fermentada) para ferver e ser destilada.


Cocho de Garapa
A cana espremida pelas moendas, solta o caldo, conhecido por garapa que vai sendo depositado nesse cocho para depois ser fermentada e posteriormente destilada.


Macaco
Essa peça serve de proteção junto as moendas, quando se põe a cana para moer, evitando que pegue a mão do operador. Muitas pessoas, por falta de atenção e descuido, perderam o braço.  . Durante o manejo  se distraiam, o que facilitava o acidente.


Manjarras
 São hastes de madeira que servem para movimentar, com bois, a moendas.Eram usados muito antigamente.




Cocho 
 No centro centro da moenda de madeira, há um pequeno cocho em forma de calha que recebe o caldo e a escoa numa calha ( corredeira) para ser transportada logo em seguida para o cocho de fermentação.


.Moendas
São peças usadas nos engenhos de fabricação de açúcar para espremer a cana e retirar caldo. Essas peças eram feitas  com madeira, pedra granitas, pois tinha mais resistência e menos custo.(usadas antigamente, hoje  são de ferro, aumentando a extração de caldo e diminuindo as perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário